quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ESQUEÇAM O QUE ESCREVÍ! Na maior "cara de pau-brasil", Sydney Gobetti entra no cordão dos puxa-sacos de Márcio Mesquita Serva... É o Carnaval que está chegando!!!

Impossível não lembrar-se dos versos iniciais de "Jornal Blues/Canção de Escárnio e Maldizer", do impagável Belchior:

"-Nesta terra de doutores, magníficos reitores, leva-se a sério a comédia!"

A sessão da Câmara de segunda-feira (14/02/2011) aprovou por unanimidade (alguém acha que poderia ser diferente?) um requerimento de congratulações de autoria do vereador Sydney Gobetti de Souza (PC do B) elogiando a Universidade de Marília (Unimar), com ênfase na pessoa do reitor Márcio Mesquita Serva, pelas recentes classificações obtidas em ranking's de avaliação do nível de ensino das universidades brasileiras.

Quero ressaltar a justiça das láureas, que chegaram após alguns revezes em anos anteriores, situação natural para uma instituição que busca incansavelmente o aperfeiçoamento em todas as áreas, tanto as voltadas para o público interno (corpo docente, discente e colaboradores), como para nós, aqui do lado de fora.

Mas quem é esse Gobetti que hoje, às vésperas do Carnaval, na maior "cara de pau-brasil", vem engrossar o cordão dos puxa-sacos do reitor Márcio Mesquita Serva? A "cobra barbuda" se acha esperta e quer dar um "bote" político tendo em vista as eleições municipais do ano que vem?

Vejam o que encontrei lá no fundo do baú do Jornalista Oswaldo Machado...

Era 8 de maio de 1986, quase 25 anos atrás. Márcio Serva lutava para conseguir no Ministério da Educação a mudança de status da então Associação de Ensino de Marília (AEM) em Unimar. Já na condição de vereador do PC do B, Gobetti e mais quatro pessoas da política, meio acadêmico e entidades de classe enviaram uma carta ao Ministério da Educação.

No ritmo da marchinha de Carnaval, "recordar é viver"...

Então voltemos à tal carta.

Em cinco laudas datilografadas (naquele tempo ainda se usava máquina de escrever, minha cara moçada da web), Gobetti e a companheirada baixaram o porrete em Márcio Serva e na nascitura Unimar.

Um atual editor de importante jornal diário local, que sai todas as manhãs, também era outro que não perdia a chance, um pouco antes, de desancar a Associação de Ensino de Marília.

Hoje estão aí, um bando de áulicos, babões do reitor...

Em resumo, a catilinária falava em dificuldades para registro de diplomas, venda de vagas, cursos vagos, remanejamento irregular de vagas de um curso para outro e venda de vagas no mais concorrido.

Com uma visão obtusa para o futuro, Gobetti criticava a vinda, para Marília, de estudantes oriundos "do Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso, São Paulo-capital etc."


DE OLHO EM 2012
Esse strip-tease de Gobetti, e por consequência, da militância do PC do B, acontece por conta das articulações para a eleição do próximo prefeito de Marília, em 2012.

Pobre moçada da UJS (Juventude Socialista) e da Umes (estudantes secundaristas) que ora é usada para ir às ruas gritar por ensino público e gratuito, ora é orientada a ficar em casa em tempos de aumento da passagem de ônibus, e, pela intenção de seu Grande Líder, amanhã será usada como massa de manobra para fazer passeata enaltecendo a Unimar...

Dois ou três "gênios" metidos a marqueteiros, especialistas em política, estão há meses fazendo de tudo para que Márcio Serva "libere" uma de suas filhas, que tem se destacado pela competência administrativa na universidade, a ser candidata a vice-prefeita.

Eles argumentam que a menina é "o nome certo": encarna a juventude, o empresariado e o gênero feminino; "inspirados" nas performances de Dilma Roussef, Marina Silva e Marta Suplicy.

Estão mesmo é de olho na verba de campanha que pode sair do bolso do reitor, que habilmente vai levando todo mundo na conversa mas jamais vai dar sua filha aos leões...

A realidade é a seguinte, Caros Amigos e Amigas: do jeito que a coisa está,  hoje, o único nome capaz de impedir a volta do deputado federal Abelardo Camarinha (PSB) à prefeitura, é o do próprio Márcio Mesquita Serva.

Torço e vou trabalhar por uma alternativa que nos livre desse retrocesso, mas a tragédia que virou a administração Grancieri dá palanque, dia sim, dia não, para a verborragia do ex-prefeito.  E o cara é profissional, é do ramo, tá com tesão pela coisa.

O duro foi, é, e vai ser convencer o Márcio a ser candidato.

Sujeito de visão, empreendedor, no íntimo da alma, ele até gostava da idéia. Em eleições passadas, quando o reitor nem precisaria sair de casa pra ser vitorioso, a esposa, dona Regina, dava a palavra final, mais ou menos dessa maneira:

"-Vai não! Tem que cuidar da consolidação da Unimar, seu sonho, seu projeto de vida, desde que a gente namorava naquele Gordini vermelho admirando a vista das áreas que estávamos adquirindo, a partir de onde hoje é a rua Manoel dos Santos Cheira!"

Marilienses e Amigos de Marília!

O jogo para 2012 está rolando solto nos bastidores. Os partidos têm até o final de setembro para comporem suas listas de candidatos a vereador e deixar mais ou menos certas as coligações a serem apresentadas à Justiça Eleitoral. Nós, eleitores, só vamos tomar conhecimento de tudo no fechamento das convenções partidárias, em meados do próximo ano.

Mas isso é assunto pra depois. O Marilialeaks não vai furtar-se a mostrar, opinar e dar espaço para a discussão desse importante tema. Afinal, estamos falando da administração de um orçamento de quase R$ 600 milhões por ano. Quase dois bilhões e meio de reais ao final de um governo. Isso interessa não só às pessoas que vivem nos e dos bastidores.


CARA DE PAU-BRASIL
O voto de congratulações proposto por Gobetti foi motivo de chacota nas rodas mais esclarecidas da cidade, entre os que têm memória. Não parece, mas a audiência da TV Câmara (transmite ao vivo as sessões legislativas todas as segundas a partir das 17 hs) e da rádio Clube AM é maior do que imaginamos.

"Cara de pau" foi uma das expressões que correram do Chaplin ao O Forno, da Cachaçaria Água Doce ao recanto Brahma, passando pelos botecos das vilas.

"Cara de pau-vermelho", acrescento, lembrando do pau-brasil, a árvore, nossa Caesalpinia Echinatalam, madeira dura, resistente, fina e incorruptível. Será que ele vai fazer a barba com óleo de peroba ou já fez uma aplicação de teflon, pra não grudar mais nada que lembre os velhos tempos?

Os fatos relatados pelo vereador comunista em 1986 teriam que ser expostos num livro isento, uma obra biográfica de fôlego que cobrisse a vida de Márcio Serva e seus empreendimentos. Coisa para os historiadores.

Contradições e problemas no começo fazem parte de empresas que hoje são verdadeiros patrimônios do Brasil, como a Rede Globo, o império do apresentador Sílvio Santos e a própria TV Record.

O que dói, para quem já era jornalista naqueles dias, militante da esquerda que se encantava com o discurso inflamado (hoje a tática é a "fala mansa"...), e pra todos nós que vivemos aquele momento e hoje assistimos abismados a políticos nos dizendo que as antigas verdades eram "bravatas", é avaliar as consequências do que poderia ter acontecido caso algumas "bandeiras" tivessem sido contempladas.

Se a intenção de Sydney Gobetti tivesse sido levada adiante, simplesmente hoje não existiria a Unimar, que alavancou todo o desenvolvimento da região oeste de Marília e contribuiu para o fortalecimento da economia local no setor de serviços, além de trazer importantes cabeças pensantes para a cidade. E por consequência forçou tanto a Unesp como a Univem/Fundação Soares da Rocha a também investir e se modernizarem.

O tempo passa, a cidade precisa de renovação em seus quadros políticos. Gobetti tem uma inigualável história de lutas que todos nós temos de respeitar. Mas igual a tantos que estão na política desde quando ele foi eleito pela primeira vez, em 1982, deveria entender que é hora de deixar a fila andar.

O PC do B tem quadros como André Gomes e a ex-secretária da Juventude, Keka Costa, além de uma garotada interessante na UJS e Umes, mais alinhados com a realidade das ruas e as necessidades atuais do "proletário" contemporâneo.

Abri o texto com Belchior e fecho com Cazuza:

"- Ideologia: eu quero uma pra viver!"

Um comentário:

  1. O episódio da carta conheço muito bem e em detalhes.
    Naquele tempo lutávamos para conseguir a Universidade enquanto políticos lutavam contra.
    A bandeira contra era desfraldada na cabeça por aquele que responde a dezenas de processos por corrupção.. J.A.Camarinha. Seguido por Armando Raineri, Doretto Campanhari, Sidney Gobetti, Valmor B.Barbosa.
    A FAMEMA então era outro foco de contrários, com Baakline e Donaldo Cunha à frente.
    Certo dia em Brasilia, no Conselho Federal de Educação o Presidente Manoel Gonçalves, meu amigo, casado com mariliense, me disse que o Conselho recebe do Brasil inteiro pedido para aprovação de Universidade e os políticos de Marilia ofereciam denúncias estapafúrdias.
    Com tenacida vencemos e a UNIMAR surgiu desse trabalho. Depois, muitos pais apareceram...
    Marcio pode ter tidos seus pecados, mas ninguem pode lhe negar o pioneirismo na educação na Região. Eu permaneci 25 anos e conheço a luta que foi derrubar barreiras...Um dia eu escrevo tudo que aconteceu....

    ResponderExcluir